Como Ajudar

Donativos

NIB 0046 0252 00600179612 95 – Banco Popular

Consignação de 0,5% do IRS

Ao preencher a sua Declaração de IRS pode destinar 0,5% do imposto liquidado à Associação Vidas Cruzadas e, assim, apoiar a Instituição a continuar com as suas acções.

A esta prática dá-se o nome de "Consignação Fiscal" (Lei da Liberdade Religiosa 16/2001, de 22 de Junho) e é uma forma de solidariedade ao alcance de todos. Estes 0,5% são retirados do total que o Estado liquida, e não do imposto que lhe deve ser devolvido, se houver lugar à restituição.

A Associação Vidas Cruzadas enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como Entidade de Utilidade Publica pode ser beneficiária da "Consignação Fiscal" e, pela sua natureza e trabalho realizado, devolverá à comunidade o valor que os contribuintes lhe atribuem de cada vez que, ao preencherem a Declaração de IRS, inscrevem o NIPC 513 254 595 no espaço reservado à "Consignação Fiscal".

Por isso não se esqueça, quando preencher a sua declaração de IRS, no quadro 9 do anexo H, seleccione “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Publica” e coloque no espaço “NIPC” o número 513 254 595.

Mecenato Social

A Associação Vidas Cruzadas é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública.

Os Donativos à Associação Vidas Cruzadas – Associação sem fins lucrativos reconhecida como IPSS - beneficiam do seguinte enquadramento no Estatuto dos Benefícios Fiscais – EBF (DL 108/2008 de 26 de Junho):

• - Os Donativos monetários de empresas concedidos sem contrapartidas, nos termos do artº 61ºdo EBF, podem ser considerados custos do exercício em sede de IRC, nos termos do disposto na alínea d) do nº 5 do artº 62º do EBF, em valor correspondente a 150% do montante concedido;
  • - Os Donativos monetários de pessoas individuais, em sede de IRS, nos termos do disposto na alínea a) do nº 1 do artº 63º do EBF podem ser deduzidos à colecta do ano a que dizem respeito, pelo valor de 25% do donativo concedido. Para isso, na declaração anual de IRS deve ser preenchido o campo 7 do Anexo H do seguinte modo: 722 (código beneficio),---(valor donativo(s) efectuado(s) à Associação Vidas Cruzadas e 513 254 595 ( NIPC da Associação Vidas Cruzadas);
  • - Os Donativos em Espécie estão abrangidos pelas disposições legais acima mencionadas, devendo o respectivo valor respeitar o disposto no nº 11 do artº 62º do EBF ( o valor a considerar é o valor fiscal que os bens tiverem no exercício em que foram doados, deduzido, quando for caso disso, das reintegrações ou provisões efectivamente praticadas e aceites como custo fiscal ao abrigo da legislação aplicável).