Loja Social

A necessidade de algumas famílias de bens básicos como roupa, calçado e mobiliário foi sendo o motor para que se criasse um banco de recursos. Existente na Associação desde 2007, foi reestruturado recentemente, tendo sido estabelecido protocolo com várias juntas de freguesia do concelho no sentido de alargar o acesso a estes bens, num concelho disperso e com uma rede de transportes deficitária. Criámos assim, a Loja Social Itinerante, com o apoio do Município e do PRODER.

A Loja Social, será assim uma medida institucional estratégica, que tem por objetivo suprir as necessidades/ carências imediatas do individuo e/ou agregado familiar com maiores limitações financeiras, através de um banco de bens, novos ou usados, doados por particulares ou empresas.

A Loja Social tem por objetivos:

1. Promover e contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias em situação de maior vulnerabilidade, através da atribuição de bens;

2. Colmatar e/ou atenuar necessidades imediatas de indivíduos e/ou famílias carenciadas através da atribuição de bens;

3. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade;

4. Fomentar o envolvimento comunitário (população e empresas) na recolha de bens;

5. Potenciar a articulação interinstitucional, visando a identificação e encaminhamento de situações de carência para a Loja Social.

Condições de Acesso:

A Loja Social está aberta à comunidade no geral.

No entanto, os bens existentes na Loja Social poderão ser disponibilizados às famílias de acordo com os rendimentos das pessoas, fazendo-se uma racionalização dos mesmos e promovendo uma reutilização eficaz. O limite per capita (por pessoa) de um agregado familiar para atribuição dos bens é correspondente ao salário mínimo nacional (505€).

Caso ultrapasse este valor, poderá beneficiar dos bens, realizando pequenos donativos por cada artigo.

O valor desses donativos será investido na atividade da Instituição.

Local e horário de funcionamento

Ø  Estrada Nacional 118 n. 859 em Tramagal (antigo Jardim de Infância)

# Segunda, terça e quarta feiras das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 18:00.

# Quintas e sextas-feiras estamos encerrados, embora possamos responder a pedidos urgentes sempre que se justifique.

SERVIÇO ITINERANTE

Face ao atual contexto socioeconómico cujas consequências atingem as famílias mais vulneráveis, o acesso à Loja Social poderá vir de alguma forma a atenuar as dificuldades e necessidades imediatas dessas famílias, através da distribuição de bens de várias espécies.

Pela dispersão do concelho, muitas das pessoas têm dificuldades em dirigir-se à Loja Social situada em Tramagal, neste sentido, torna-se necessária uma aproximação do serviço às pessoas, através da deslocação da Loja até estas, criando-se uma Loja Social Itinerante com o apoio do Município e do PRODER.

Foram estabelecidos protocolos de cooperação com onze (11) das treze (13) Juntas de Freguesia e com o Município de Abrantes.

Atualmente as pessoas podem dirigir-se às suas Juntas de Freguesia e solicitar apoio.

Horário do Serviço Itinerante: 10h00 – 12h30

2ªfeira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Alvega e Concavada

Abrantes e Alferrarede

S. Facundo e Vale das Mós

S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo

Fontes

(três em três meses)

Carvalhal

(mês sim, mês não)

Freguesia de Rio de Moinhos, Pego, Mouriscas e Bemposta, por marcação.

Informações:

direccao@associacaovidascruzadas.org